Como iniciar um criatório de animais silvestres ou exóticos

Estima-se que, por ano no Brasil, aproximadamente 200 mil animais silvestres sejam apreendidos pelo IBAMA. Deste total, apenas uma pequena quantidade tem condição de voltar à natureza, os demais permanecem nas dezenas de Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) espalhados pelo país, aguardando a destinação a criatórios devidamente registrados no Órgão.

Estes são, segundo a IN 169 de 20 de fevereiro de 2008, divididos em diversas categorias dependendo do objetivo da criação, sendo os dois tipos mais comumente pretendidos, o mantenedor e o comercial de fauna silvestre. O primeiro é recomendando às pessoas que desejam criar e manter animais silvestres sem que ocorra a reprodução. Dentre as espécies usualmente pretendidas, destacam-se araras, tucanos, papagaios, pequenos primatas e répteis, como a iguana e o cágado tigre d’água. A criação comercial de espécies brasileiras e exóticas, visa criadores que desejam reproduzir esses animais em cativeiro para comercialização de carne, pele ou com a finalidade de animais de estimação. Este tipo de criação possui grande procura devido ao prazer de se criar animais silvestres e ao retorno financeiro, que, apesar de muitas vezes ser tardio, se torna compensador. Quando a finalidade de criação é o abate, sugerem-se espécies como a ema, paca, queixada, cutia e a capivara.

Até a presente data, não há liberação por parte do IBAMA da comercialização de espécies da fauna brasileira para venda como animais de estimação. Entretanto, a criaçao de espécies da fauna exótica está devidamente permitida pela Instrução Normativa 18, de 30 de dezembro de 2011, e aves como o papagaio do congo, cacatuas, ring necks, ecletus, roselas e lóris são alguns exemplos de animais exuberantes, inteligentes e que possuem um alto valor de venda no mercado.

Em 8 de dezembro de 2011, foi publicada a Lei Complementar 140, que repassa ao estado as atribuições ora antes designadas ao IBAMA, e entre elas, o controle de implantação dos criatórios. Atualmente, esta lei se encontra em processo de transferência em alguns estados do país. Hoje, para o registro do cadastro e regularização do criatório, é necessária a obtenção da Autorização Prévia (AP), emitida após o cadastro das espécies desejadas. Em seguida, deve ser elaborado um projeto técnico por profissional competente, constando todas as informações solicitadas pelas Instruções Normativas vigentes. Com a aprovação do projeto, será emitida a Autorização de Instalação (AI) e, após a construção das instalações embasadas pelo projeto técnico, será solicitada a vistoria ao criatório. Quando aprovado, é emitida então a Autorização de Manejo (AM), etapa final do registro, estando o criatório apto a receber os animais ou realizar vendas.

Empresas especializadas realizam todo o processo de registro do criatório,responsabilizando-se desde seu dimensionamento, elaboração do projeto e tramitação no órgão ambiental, até a assistência técnica ao criador registrado. Com isso, o criador fica por conta apenas de curtir sua criação e seus animais.

É importante ressaltar que as criações de animais silvestres em cativeiro são uma importante ferramenta de conservação da fauna, ao manter vivo o patrimônio genético de diferentes espécies e diminuir a busca por animais retirados ilegalmente da natureza, fornecendo para a sociedade, animais de origem legal. Como diria Charles Darwin: “A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana.”

Por,
Lívia Denilli de Araújo, Bióloga da ZOOVET CONSULTORIA LTDA*
Publicada na Revista Mercado Rural, edição de janeiro/13

44 Comentários
  1. Gostaria de ter um criadouro de saguis….é dificil? é muito caro?

    • Olá Celia,

      Podemos registrar sim um criatório de saguis e/ou outros primatas no órgão ambiental. Assim, você poderá receber, sem custos, saguis e macacos, dando “casa” para estes animais vítimas de tráfico. Enviaremos mais informações a você por email.

  2. Bom dia gostaria de começar um criadouro de paca e cutia. Me imforme quato gasto para fazer liberação sou da região de presidente prudente

  3. Boa tarde tem um grande sonho de ter criações de aves silvestres , como papagaio , arara , tucano , cacatua entre outros ,
    Minha dúvida é , como faço para legalizar uma criação de papagaio ,? Como tudo certinhos de documentação e todas conformidades ?

    • Olá. Para abrir um criatório de psitacídeos você precisará registrar um projeto técnico na secretaria estadual e meio ambiente de seu Estado. Este projeto deve ser realizado por profissional habilitado e deve apresentar as plantas, memoriais descritivos e todas as informações exigidas pelo órgão estadual e IBAMA. Realizamos todo o processo e tramitação dentro do órgão até a aprovação final. Mais informações enviamos por email.

  4. Olá, gostaria de saber como funciona para ter autorização para criar(reproduzir) e vender mamiferos exóticos como animais de estimação. É possivel? Acredito que não há muitos Cheetahs no centro de triagem, mas eu poderia importa-los?

    • Ola! A importação de Grandes felinos exóticos não estão permitidos hoje no pais, a não ser por exceções especiais. Pode criar felinos brasileiros mas não para o mercado pet. Podemos registrar um criatório Mantenedor de grandes felinos brasileiros mas não poderá reproduzir.

  5. Olá, tenho muita vontade de começar uma criação comercial de pacas e cutias, gostaria de começar com um pequeno projeto. Como faço para discutirmos a consultoria na elaboração e criação ?

    • lá. Para abrir um criatório de psitacídeos exóticos você precisará registrar um projeto técnico na secretaria estadual e meio ambiente de seu Estado. Este projeto deve ser realizado por profissional habilitado e deve apresentar as plantas, memoriais descritivos e todas as informações exigidas pelo órgão estadual e IBAMA. Realizamos todo o processo e tramitação dentro do órgão até a aprovação final. Mais informações enviamos por email.

  6. Olá, gostaria de informações sobre abrir um criadouro de aves exóticas no interior de São Paulo, trabalhar com reprodução de loris, rosela e papagaio do congo. Como prosseguir?

    • Olá Alexandre. Para abrir um criatório de psitacídeos exóticos você precisará registrar um projeto técnico na secretaria estadual e meio ambiente de Sao Paulo. Este projeto deve ser realizado por profissional habilitado e deve apresentar as plantas, memoriais descritivos e todas as informações exigidas pelo órgão estadual e IBAMA. Realizamos todo o processo e tramitação dentro do órgão atá a aprovação final. Mais informaçoes enviamos por email.

Horário de Atendimento:

Seg:
Ter:
Qua:
Qui:
Sex:
Sáb:
Dom:
Feriados:
Aberto 24 horas
Aberto 24 horas
Aberto 24 horas
Aberto 24 horas
Aberto 24 horas
Aberto 24 horas
Aberto 24 horas
Aberto 24 horas
Av. Amazonas, 2474 – Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG
Telefone.: +55 (31) 2516-4877
Emergência:+55 (31) 98538-8877
ESTACIONAMENTO PARA CLIENTES e rampa de acesso a cadeirantes

Nossa Fan Page:

Nosso Blog: